TheConcept
  • Design

    Design é uma forma de estar, de pensar, de olhar e ver as coisas que estão à nossa volta, não penso no design como uma ocupação, um trabalho mas sim uma maneira de dar largas à imaginação e transformar o usual em extraordinário utilizando como pano de fundo uma experiência visual que nos permite aplicar conceitos mundanos em algo inovador, levando a nossa mente a reduzir substancialmente o valor de palavras como impensável e impossível.


    É complicado falar de design, tal como é complicado falar de algo que nos acompanha no dia-a-dia, que se torna automático e intuitivo. Para escrever estas poucas linhas fiz um pequeno exercício, numa folha em branco escrevi todas as palavras que na minha cabeça estão relacionadas com Design, depois de algumas horas, as palavras eram tantas e tão diversas que pensei ter a tarefa, de escrever este texto, dificultada, no entanto algumas dessas palavras ganhavam destaque, tais como proactividade, imaginação, pesquisa, inovação, colaboração e, claro, criatividade, são estes alguns conceitos que, para mim, são a melhor maneira de descrever as capacidades de um designer e as melhores ferramentas para alcançar a harmonia de um projecto bem conseguido.


    Design é uma procura constante, é a busca por criar algo inovador, por responder da melhor maneira aos problemas colocados, melhorar algo que se tornou desactualizado, é desmontar, perceber como funciona e procurar reconstruir de uma forma mais funcional, confortável e interessante. Design não é apenas um conjunto de objectos bonitos, mas sim todo o processo que levou à criação e desenvolvimento desses objectos, desde as primeiras ideias e esboços até ao momento da primeira utilização. Design não é esperar que a solução apareça mas procura-la, estuda-la, compreende-la de forma a torna-la na resposta mais eficiente. É trabalhar em equipa, saber ouvir as diferentes opiniões e ideias, partilhar conhecimentos e dicas e procurar ser uma parte da solução. Design é manter uma mente aberta ao que nos rodeia, absorver os conhecimentos, os sons, as imagens, as sensações que encontramos à nossa volta e adquirir uma cultura visual que nos permita encontrar nos locais menos prováveis a resposta que procuramos.

Alguns trabalhos...
Nome:
Email:
Msg: